sexta-feira, 4 de março de 2022

Frenesi social

 

Eis que volta a haver tempo para produzir algo não relacionado ao trabalho. Pensei comigo esses dias: vou dar uma olhada no blog e rir do que escrevi no passado. Comecei rindo da sessão “Sobre mim”.  Para quem se diz inconstante, a descrição que estava lá durou bastante tempo: 16 anos!  Pouco mexi na atualização que fiz hoje.  Por mais inconstante que seja uma pessoa a essência dela tende a ser a mesma por toda a vida.

Estamos experimentando uma guerra neste exato momento, que espero com fé que não se prolongue a ponto de virar uma crônica aqui, por isso vou passar batida.  Gosto de amenidades (se é que o comportamento humano pode ser considerado uma, tenho dúvidas).  Experimentamos nossa primeira pandemia, que parece estar finalmente terminando.  Experimentamos 2021 como um ano de receio, celebração e redenção. 

Receio por ainda não estarmos livres da pandemia: seguimos vacinando, morrendo, vacinando de novo, aglomerando, se isolando, aglomerando de novo, reclamando da mídia vergonhosa, politizando a saúde.  

Celebração porque na menor brecha que tivemos, celebramos. Celebramos casamentos adiados de 2020, viagens canceladas, reencontros antecipados, celebramos estar vivos.  O que curiosamente fez de 2021, ainda que um ano pandêmico, um ano de encontros inesquecíveis cuja única explicação está na redenção.  Foi um verdadeiro frenesi social, tamanha a ânsia das pessoas em voltar a viver.  Se reuniram, comemoraram, riram, dançaram, beijaram. Se rendendo à natureza humana que é gregária, ainda que de máscara.

domingo, 29 de março de 2020

O dia em que a Terra parou


Quando Raul Seixas escreveu a música, ou quando o filme foi gravado em 1951, ou ainda quando o conto (Farewell to the Master, inspiração do filme) foi escrito por Harry Bates em 1940, nenhum dos autores imaginou que o mundo pararia em Março de 2020 por um vírus.  Embora a letra da música de Raul e Claudio Roberto encaixe com perfeição à realidade que o mundo vive hoje, dificilmente eles anteciparam que seríamos parados por uma força não-intencional (diferente da guerra, referência da música); ou aleatória (diferente da visita extraterrestre, referência do conto). Bill Gates sim. Bill Gates antecipou há cinco anos atrás, em uma palestra do TED Conferences, que nosso pior inimigo poderia ser um vírus. E com sua mente brilhante questionou quão (des)preparada estava a humanidade para lutar contra um inimigo que não vê.

Ironicamente nas últimas semanas vimos de tudo. De teorias conspiratórias pregando a intenção da China em disseminar um vírus para dominar o mundo aos esquerdinhas-caviar usando o bate-cabeça governamental generalizado para reafirmar seu posicionamento político. O que mais me assombra (além da estupidez humana exemplificada acima) é a velocidade com que o mundo parou e como o senso comum preponderou em uma situação como esta.  A velocidade com que todos os jornais passaram a ter uma única pauta, com que todas as publicações de redes sociais passaram a ser sobre um mesmo tema, com que todo o mundo passou a falar uma única língua, se perguntando: como vamos nos manter vivos?, é sem precedentes. Assim como estar diante de uma ameaça que não distingue classe social, onde o dinheiro não faria diferença frente a hospitais colapsados, carros sem gasolina, mercados sem comida.

De todas as formas que imaginei o Armageddon em nenhuma delas vi a humanidade lutando como hoje. É claro que tem discórdia. É claro que tem gente querendo tirar vantagem. É claro que tem gente surtando. Somos 8 bilhões de cabecinhas pensantes. Ainda assim o senso comum prevalece na resposta à ameaça. O mundo parou porque as pessoas ouviram a ciência, e a ciência disse que era preciso lavar as mãos e ficar dentro de casa. Em meio às contraditórias discussões sobre como deve ser o isolamento, o isolamento permanece. Embora ainda não façamos ideia do fim desta história, visto que estamos em uma triste curva inicial ascendente, uma nova rotina se faz. As pessoas deram seu jeito de trabalhar de casa, de se exercitar na sala, de manter seus velhinhos no quarto. De distrair as crianças, de arrumar, cozinhar e lavar sem a diarista. De brigar e fazer as pazes com a família (porque se estar encarcerado com sua solidão é difícil, com a voluntariedade de muitos também é). E devagar se começa a pensar na retomada das atividades sem perdas ao plano de contenção de contágio, porque o mundo não pode continuar parado. Diante disso vejo o copo meio cheio, lá na China, onde a curva que desce trouxe a vida de volta. E me assombro de novo com a capacidade de adaptação do ser humano.

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Link para comprar o meu livro:

Malu & Edgar, o livro

Sinopse:

Afável, como classificara certa vez o professor em seu primeiro estágio na faculdade. Responsável e centrada, como acreditaram os pais a vida inteira. Adoravelmente louca, como pensavam os amigos. Aos trinta anos Malu é uma redatora profissionalmente bem sucedida e irrequieta com suas questões existenciais. Da infância pacata e adolescência precoce vividas na Serra fluminense, trouxe os valores familiares e a lembrança do primeiro amor. Ao mudar-se para o Rio de Janeiro, depara-se com um novo estilo de vida e muitas decepções amorosas. Cria um forte vínculo de identificação com os amigos, que com bom humor e otimismo encaram as delícias e amarguras do relacionamento moderno. No ambiente de trabalho conhece aquele que mudaria para sempre sua visão do universo masculino, e traria à tona a paranóia do casamento, a preocupação com o relógio biológico e todas as inquietações da instável idade balzaquiana. Malu encontra a peça que faltava para fechar o quebra-cabeça da vida, mas descobre que ao fazer escolhas certas dúvidas jamais deixam de existir.

Categorias: Humor, Literatura Nacional
Palavras-chave: amizade, amor, namoro, relacionamento, romance, sexo

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Marte? Really? Really!!!

Maratona Oscar 2016. Quando li a sinopse de "Perdido em Marte" fiquei pensando em como conseguiriam desenvolver 2h de filme com um cara sozinho em Marte. Não só fizeram como conseguiram manter a tensão todo o tempo, até para quem tem sérias ressalvas a filmes futuristas/de ficção científica, como eu.


Concorre em 7 categorias, entre elas Filme, Ator (Matt Damon) e Efeitos visuais (Marte? Really? Really!!! : ) E ainda tem a cereja no bolo: "Starman" tocando em um momento do filme, dando brecha para homenagearem David Bowie na premiação. #Oscars2016

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Hiato Odiado

Olá! Desculpem o longo hiato! Muitas mudanças nos últimos dois anos, mas que vieram cheias de trabalho e alegria! Tudo em paz. O jeito foi - e sempre é - dançar conforme a música e se ajeitar com graça ao ritmo da vida. Sabedoria que vem com o tempo...

Espero ter mais disciplina para voltar a escrever com regularidade e qualidade neste espaço. E quando não for possível, vamos de pequenas pílulas como a de hoje!

Aberto os trabalhos para a maratona Oscar 2016! No sábado começei com Tarantino, que concorre com "Os 8 Odiados" na categoria melhor trilha sonora e fotografia - limpem os respingos de sangue para verem melhor e divirtam-se! (Achei que havia lugar p
ro Samuel L. Jackson e Jennifer Jason Leigh nas categorias ator e atriz coadjuvante, mas vamos ver os outros indicados para comparar.) Filmaço! Feliz 2016, pessoal.

sexta-feira, 7 de março de 2014

Dos Atrasos da Vida

Alguns atrasos na vida são inevitáveis.  Eu mesma só fui gostar de literatura na faculdade, e entender o que queria fazer da vida depois dos trinta.  Nossas escolhas estão diretamente ligadas à maturidade e ao conceito clichê do “tem que perder para dar valor”. 
Aos vinte e poucos anos eu já havia concluído uma boa faculdade, terminado a pós-graduação, tinha um ótimo emprego em uma multinacional e não estava satisfeita.  A empolgação inicial com o trabalho dera lugar a um tédio infinito, uma desmotivação absoluta. A vida corporativa era para mim um adorável mundo cão: me proporcionava tudo o que eu queria, pela mera quantia de todo o meu tempo e energia.  Eu já não era dona dos meus horários e dos meus desejos. Na verdade já não os tinha, a menos que fossem desejos produtivos, eficientes e lucrativos, a menos que fossem os desejos da empresa.
Quis então jogar tudo pro alto e ir fazer teatro.  Pedi demissão e fui estudar Nelson Rodrigues, e fazer a louca da Navalha na Carne, feliz da vida.  Plínio Marcos me encantava, mas estava longe de ser parte de um trabalho, do meu trabalho.  Realisticamente eu teria que me acostumar a viver como nômade, sem um porto seguro e sem dinheiro.  Mas eu não queria ser dona do meu tempo e dos meus desejos? “Taí”, me respondia a vida, irônica.  A vida mambembe só me pareceu interessante por um fim de semana, não para vida toda.

Tirei então um ano sabático, escrevi um livro e emendei com projetos pessoais que trouxeram duas lindas pessoinhas para a minha vida, que valem cada segundo do meu tempo.  E cuidei deles exclusivamente enquanto bem pequenininhos e dependentes.  E eles estão crescendo, cada dia precisando menos de mim, como deve ser.  Era hora de voltar.  

E hoje, circulando novamente pelo centro do Rio de Janeiro sentindo aquele cheiro forte de inseticida na portaria dos prédios, ou tropeçando nas pedras portuguesas irregulares, vejo que o novo e velho ciclo se reinicia.  Que o adorável mundo cão corporativo (que na verdade pode ser um poodle manso, irritante e obediente, dependendo de como eu o encare) me recebe de braços abertos.  Escuto os jargões corporativos, hoje modernizados mas que me divertem como há quinze anos atrás, e vejo que gosto deles, que senti falta deles.  Porque é o que sei fazer e o que faço bem feito. Às vezes é preciso tentar outros caminhos para (re)encontrar o seu caminho, o mesmo caminho.   Um atraso no percurso original, necessário para o amadurecimento e imprescindível para voltar a fazer a mesma coisa, feliz.



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quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Felicidade dá trabalho

Felicidade dá trabalho.  Escutei esta frase ontem à noite, depois de um dia normal de semana: acordar cedo, levar filhos à escola, trabalhar todo o dia, voltar tarde para casa, trabalhar em casa, pôr os filhos na cama, assistir um pouco de tv, conversar, para finalmente ir dormir e começar tudo de novo no dia seguinte.  Querer participar da rotina das crianças, por exemplo, é um trabalho avassalador, mas que compensa ao ver o rostinho deles ao dormir e acordar.  Dar conta de estudar, trabalhar, ganhar o próprio dinheiro, ter sucesso profissional, um casamento feliz, amigos por perto, equilíbrio emocional, filhos fortes e felizes... não é fácil.  O dia a dia é cansativo?  É.  Viver bem é trabalhoso?  É.  Mas vale a pena.  Vale a pena quando no fim do dia o saldo é positivo.  

Escutei a expressão do “saldo positivo” pela primeira vez há cerca de um ano, de um amigo que associava sabiamente os relacionamentos afetivos à uma balança sentimental.  É sabido que na relação homem-mulher, na relação familiar e nas amizades, em todas elas, não existe perfeição.  Atritos e questionamentos fazem parte de uma convivência normal, que a grosso modo é composta de aporrinhações e alegrias.

Tem dias que o percentual de aporrinhações ultrapassa o de alegrias (às vezes ultrapassa a estratosfera).  É quando a gente percebe uma expectativa frustrada, uma injustiça qualquer, uma atitude impaciente, ou inconsequente, que leva a consequências irreversíveis.  Nesta esfera destaco com louvor o nosso infindável desejo de controlar tudo ou agradar a todos – definitivamente o atalho mais curto para a decepção!

Tem dias nos quais você está cansado demais para qualquer coisa, até para se aporrinhar.  Fique atento se você chegou no ponto de não se importar, das mazelas da vida a indiferença é a mais cruel.  

Mas tem dias em que as alegrias são maiores.  É quando temos saúde, sentimos o amor ou simplesmente rimos até chorar.  Trata-se de matemática e proporção. Saber dar a importância certa aos acontecimentos da vida é o caminho inteiro para a felicidade.  Releve as besteiras e só queira saber do que pode dar certo.  O que importa é que no fim do dia, do mês ou da vida, o saldo seja positivo.  Ou promissor.  De crescimento, conquistas e, principalmente, alegrias.



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sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Tradição de Natal



Parece que foi ontem que na grande e velha casa da Av. Rui Barbosa, em Friburgo, meu irmão e eu ficávamos à espreita de Papai Noel no corredor.  Dia desses passei pela mesma avenida e fiquei triste ao ver apenas o terreno da construção.  A casa foi ao chão para dar lugar à expansão do Ministério Público do Rio de Janeiro na comarca da cidade. 

Parei alguns instantes em frente a casa, fechei os olhos e vi.

Sobre uma das mesas da sala estava a árvore branca de Natal, decorada com bolas vermelhas - das de vidro, que quebravam.  Muitos presentes ao redor.  Naquela época a vida era mais farta, pelo menos aos meus olhos de criança.

Com o dia regado à torta de maçã, castanhas, amêndoas, nozes e todo tipo de fruta, a ceia com a dupla infalível de perú e tender - crajejado de cravos, bezuntado de Karo, nadando nas frutas em calda - nem precisava ser tão abundante.  

Os homens da família reclamando do show do Roberto Carlos, e as mulheres o defendendo... ele é o Rei, bichoE comiam e bebiam, muito e bem. Vinha a troca de presentes, os abraços, o amigo - ora oculto, ora secreto, como em toda família de cariocas com paulistas.   E finalmente chegava a hora de por os sapatinhos no corredor, para em cada um deles, no dia seguinte, encontrar os presentes deixados pelo misterioso velhinho. 

E nadar no mar de papel de embrulho, rir do passa ou repassa dos presentes-bomba, do medo da balança, da ressaca. Vinha o riso das lembranças, a confraternização.  Exatamente o que se espera do Natal. Todo ano, tudo igual. Como uma tradição deve ser.  


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quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O Menino e o Helicóptero






O menino puxa a cordinha e vai o helicóptero pelos ares.
Em seu sorriso as janelas se abrem para o céu.
Em seu coração uma aura de pureza.
Voa helicóptero, voa.

Como é doce a vida!
Quero correr,
Quero voar,
Quero viver.

Como é o mundo?
Voa helicóptero e descobre.
Vai sem medo.
Sem medo de cair.
Viu como foi longe, tio?

Longe... Muito longe.

Paulo Luz



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quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A diferença entre Conto, Crônica e ganhar 1 milhão de dólares



Você sabe a diferença entre Conto e Crônica? 

O Conto é uma narrativa em prosa breve, uma pequena estória com começo, meio e fim. Costuma ter um único elemento predominando na estória toda: um cenário, um tempo, um sentimento. Possui poucos e bem detalhados personagens, que atuam em situações breves e bem demarcadas. Os diálogos são curtos e objetivos, com pouca narração. É mais complexo do que a crônica, mas não tem nenhum tipo de limitação de linguagem, o que é exigido ao escrever para jornais, por exemplo. A abertura é curta e esclarecedora, o fluxo das informações dadas é contínuo e normalmente tem apelo dramático. Na introdução já é apresentado o conflito principal da estória, quase o clímax, o que em outros gêneros narrativos vem no final, que é sempre imprevisto e surpreendente. 

A Crônica é uma criação brasileira! Sim, é um gênero de caráter exclusivamente nacional: “No momento em que a imprensa brasileira se afirmou, os folhetins da França nela se aclimataram, floreceram e encontraram uma feição de tal maneira própria, que fez muitos críticos contemporâneos afirmarem que a crônica é um fenômeno literário brasileiro” – Bender e Laurito, 1999. A crônica é uma estória curta com fundo de humor e ironia sobre fatos triviais, insignificantes. É produzida para a imprensa e por isso é regida por suas regras e limitações, utilizando um espaço sempre igual, que facilita a identificação entre escritor e leitor. (Helloooo!!! : )

Onde está o 1 milhão de dólares?  No bolso da mestre contemporânea dos contos Alice Munro, canadense de 82 anos que acabou de ganhar o Nobel de literatura deste ano! “Uma documentarista profunda, mas compreensiva, do espírito humano”. Com 4 obras já editadas no Brasil, vale o nome na lista de próximas leituras!


Alice Munro


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terça-feira, 8 de outubro de 2013

Das entrelinhas






"Nas entrelinhas é que dizemos.  Bom terapeuta é o que escuta o que omitimos." - Padre Fabio de Melo

E o bom parceiro(a) também.


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segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Molho inglês


O ser humano tem uma tendência inata a contestar o novo, talvez por preguiça. É sempre mais fácil por para tocar uma música que já sabemos gostar do que aquela que desconhecemos e podemos vir a não gostar.  Alguns amigos meus não escutam o novo absolutamente, simplesmente seguem a linha do “não provei e não gostei”.  Se for pop então, nem pensar.  (Qual é o problema com o pop? Uma coisa só é popular quando agrada a muita gente e se agrada a muita gente por que tanta má vontade?)  Claro que não devemos gostar de uma música só porque muita gente gosta, mas give a chance to peace and to the new. 

Música é igual comida: mesmo com cara feia, experimente.  Não vai te custar nada. Se for ruim você sempre poderá cuspir, ou simplesmente não ouvir de novo.  No site da Billboard há boas opções do que tem tocado de novo pelo mundo, e não raro encontra-se sons legais como Somebody I used to know do Gotye, Blurred Lines do Robin Thicke e Mirrors do Justin Timberlake.  Às vezes é libertardor esquecer os rótulos e gostar apenas do objeto, também na música.

Mas clássicos são clássicos e justificam a razão de serem ouvidos um milhão de vezes antes de partimos para o playlist das novidades.  Nada melhor do que um clássico para trazer de volta a boa vibração de um momento: estórias engraçadas, amores, desamores ou só uma nostalgia gostosa. E música boa é como arroz com feijão: um prato que você tempera à sua maneira, de acordo com o seu momento, te satisfaz e nunca sai de moda.  

Tenho notado uma forte tendência britânica em meu setlist ultimamente, coroada este fim de semana com Easy Lover, do Phil Collins (executada no barato umas 10 vezes de sexta à tarde até a manhã de hoje). O bom e velho Phil Collins, minha gente, tradicional como uma batata inglesa!  Algum dia batata vai ser ruim? Jamais.  Junte a ele The Smiths, U2, The Police, The Who, Radiohead, Queen, Coldplay e os batatões Beatles e Stones.  Sem dúvida o tempero que mais tenho usado ultimamente é o molho inglês. Boa semana!


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quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Que deselegante! - Das cafonices não permitidas


Hesitei muito antes de escrever sobre este tema, pois está diretamente ligado ao gosto das pessoas e gosto não se discute.  E eu aceitei não discuti-lo até a pacata manhã de hoje quando vi uma senhorita com algo próximo a uma revista em quadrinhos estampada nas unhas.  Com boa vontade tentei  entender a “proposta”  e me veio a cabeça tropicalismo, carnaval e Van Gogh.  

Tem certas coisas que não se usam.  Não se você quer o mínimo de elegância e classe na sua vida.  Tem coisas que por mais fofas que sejam não ficarão bem em nenhum ser vivo com mais de 30, 18, 16, 12 anos.  Unhas decoradas, por exemplo. Não.  Mil vezes não. Nem mesmo se a sua manicure tem talento para desenhar com precisão a Hello Kitty do tamanho de um grão de arroz. Colar bolinha, estrelinha, coraçãozinho e alto-relevo de qualquer tipo muito menos. Purpurina está liberada em Fevereiro. Amarelo ou verde nas unhas só de quatro em quatro anos, na Copa do Mundo.  Unhas gigantes nem pensar,  é antiquado e anti-higiênico!  Não estou dizendo que as cores devem ser necessariamente sóbrias, mas podemos lançar mão de um vermelho, uva, vinho, rosa, tons metalizados, neutros e tantas outras cores lindas sem cair na cafonice.

Passemos à maquiagem.   Aqui também vale ficar longe das purpurinas, estrelinhas e afins.   A menos que você seja o Pablo, do Qual é música?, nada de decalques, por favor!  É o seu rosto, não seu trabalhinho pré-escolar.  De novo, seu mundo pode ser colorido. Colorido E elegante. Mas assim como na vida, uma coisa de cada vez.  Se quer muita cor no rosto, lance mão de cores mais neutras (que sempre serão chiquérrimas) na roupa, vair ornar melhor.

A produção está pronta, então falta o perfume.  Para o dia a dia não precisa ser caro. Temos a sorte de ter ótimos produtos nacionais que não deixam nada a desejar aos importados (não valorize só o que vem de fora, ostentação também é cafona). Basta que a fragrância seja adequada ao horário.  Seu colega de trabalho não merece passar a manhã inteira nauseado com o perfume forte com o qual você arrasa na balada, que deselegante! Em linhas gerais, vá de cítricos pela manhã e doces para a noite.

Com tudo pronto você tem vontade de tirar aquela foto legal, né? Temos o Instagram & cia para nos fazer parecer ainda mais belas! Um sombreado aqui, uma clareada ali... Aumenta o contrastre para bronzear, diminui o brilho para matificar, enfim, recursos infinitos!   Só te peço uma coisa: fique longe das molduras de frufrus...



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quarta-feira, 2 de outubro de 2013

It's only rock 'n' roll (but I like it)

Há 51 anos na estrada, The Rolling Stones é uma banda que dispensa apresentações e vai muito além do I can't get no satisfaction que todos conhecem.  Além da qualidade do conjunto da obra, impressiona a capacidade que Mick, Keith, Charlie e Ron ainda têm de fazer um som de estúdio ao vivo.

Para quem não conhece muito dos garotos ingleses, vale começar pelos clássicos Jumping Jack Flash, Start me up, All down the line e Gimme Shelter - esta última trilha incidental da cena inicial antológica, emblemética e arrepiante de Jack Nicholson em The Departed ("Os Infiltrados", versão cinematográfica norte-americana dirigida por Martin Scorsese e ganhadora do oscar de melhor filme em 2007).

Na coletânea de momentos memoráveis, encontrei uma apresentação de Satisfaction em que Keith Richard dá uma guitarrada em um maluco que invade o palco e vai para cima dele.  O som da guitarra some por alguns instantes, a banda segue, Mick Jagger continua cantando e rebolando (observando o maluco), e o vídeo vai parar no Crossfire Hurricane, trabalho comemorativo de 50 anos da banda. Vale conferir a cena:


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terça-feira, 1 de outubro de 2013

Não precisa muito para gostar de Veríssimo

Não precisa muito para gostar de Veríssimo. De nenhum deles. O Érico porque foi um dos escritores mais populares do século XX, autor de “O Tempo e o Vento”, “Incidente em Antares” e de Luis Fernando Veríssimo (particularmente sua obra que mais gostei).  Além do inconteste talento literário, ter colocado um escritor como Luis Fernando Veríssimo na literatura brasileira já merece a nossa simpatia. 

Luis Fernando Veríssimo para quem não conhece é o autor das crônicas que inspiraram “A Comédia da Vida Privada”, série de tv de sucesso e best seller por meses nas livrarias - dentre tantas outras obras igualmente ou mais relevantes.  Cito estas crônicas porque são as que mais se aproximam da literatura de prosa simples, que normalmente agrada até o mais impaciente leitor. Luis Fernando escreve fácil, sem rococó.  E escreve com humor e sobre o cotidiano (normalmente da classe média brasileira), uma combinação infalível.  Tem a densidade certa que a leveza do dia a dia pede.  E boas observações.  

Sua última observação que me chamou atenção foi no artigo “Compensações”, escrito para o jornal O Globo, em 01/08/2013 (http://oglobo.globo.com/opiniao/compensacoes-9306794).  Mais precisamente um parênteses sobre Homero, o épico poeta grego, ao comentar o quadro “Guernica”, de Picasso:

"Quando Homero disse (se é que disse mesmo, nada que se sabe de Homero é cem por cento certo, nem a sua existência)..." 

É realmente curioso que um dos maiores poetas gregos da Antiguidade, e suas obras, sejam de fato suposições. E para quem leu todo o artigo, atribuir a coautoria do quadro 'Guernica', de Picasso (que mostra a devastação da cidade pelos alemães na Guerra Civil espanhola), aos Alemães é de uma genialidade impar. Adoro os parênteses do Veríssimo. Adoro Veríssimo.

 'Guernica'


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segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Feminices - Como fazer o olho preto


post de  hoje é mulherzinha! É sobre maquiagem.  Como fazer aquele "olho preto" que nós mulheres tanto gostamos - e que agrada aos homens também!  Peço desculpas pelo amadorismo das fotos e do passo a passo, pois é a primeira vez que estou fazendo e minha máquina fotográfica embora seja boa não é profissional.  Ou seja, as fotos ficaram meio toscas... mas dá para pegar a idéia geral!  Caso goste do assunto, existem sites especializados bem legais. Dois que gosto muito são o supervaidosa.com e o 2beauty.com.br.

Passo 1) Prepare a pele

Antigamente começava-se com uma base seguida de pó. Hoje começa-se com o Primer, que é um produto que hidrata e ajuda a fixar a maquiagem.  Passe o Primer como se estivesse passando um hidratante.  

Em seguida passe a base e depois o pó para dar um acabamento aveludado. Se você tiver manchas, olheiras e espinhas, passe um corretivo sobre essas imperfeições (o corretivo entra depois da base e antes do pó).  Tome cuidado com a quantidade: é preferível disfarçar suavemente as imperfeições e ficar com um aspecto mais natural, do que cobrir tudo e acharem que você saiu do Madame Tussauds.

 Passo 2) Faça a base dos olhos

Comece passando uma sombra marrom-escura ou um lápis preto macio em toda a pálpebra móvel, que será a base da sombra para segurar o tom escuro.  Aqui usei um lápis-sombra preto:



Em seguida, esfume a cor com um pincel subindo um pouco a cor para a linha do côncavo (essa parte ligeiramente mais escura da pele que separa a pápebra móvel da fixa):


Passo 3) Escolha a cor da sombra

Após o passo acima teremos uma base preta/cinzenta borrocada.  Por cima desta base entra a cor que predominará.  Você pode usar sombra preta se quiser o olho bem preto mesmo, ou sombras coloridas se quiser uma maquiagem mais cool.  Sombra roxa, bordô e dourada fortes ficam lindas por cima desta base escura, pois destaca a cor sem ficar berrante.  Aqui vou usar um cinza escuro com um pouco de brilho (porque noite pede um brilho, né, minha gente!).  


Passe a sombra escolhida sobre toda a base preta feita inicialmente, e em seguida suba com ela um pouquinho até a linha do côncavo.  Este é um passo importante, pois dá profundidade ao olhar e faz a sombra ficar visível também com os olhos abertos (passando só na pálpebra móvel ao abrir o olho a sombra some). Faça movimentos de vai e vem com o pincel, do canto interno ao canto externo do olho:



Passo 4) Faça o cantinho externo mais escuro

Com uma sombra preta bem escura, reforce o canto externo e o côncavo novamente. O que deixará uma curva bem marcada acima do côncavo. Com o que sobrou de sombra, passe o mesmo pincel sobre os cílios inferiores, para ficarem com um leve sombreado preto.




Passo 5) "Desmarque" a linha da sombra

Este é o pulo de gato na maquiagem do olho! Quanto menos marcados os contornos da sombra mais bonito fica. Com uma sombra marrom, esfume a linha da sombra preta, tirando a definição e misturando os dois tons, subindo ainda mais a sombra para perto da sobrancelha:



Passo 6) Defina o formato geral e passe o iluminador

Para o canto externo ficar com aquele formato levemente em “V”, limpe o excesso de sombra com uma esponja, deixando a sombra terminar na altura que você preferir.  


Em seguida, passe uma sombra bege logo abaixo da sobrancelha e faça um "pontinho de luz" com esta mesma sombra no canto interno do olho, próximo ao canal lacrimal:





Passo 7) Passe o lápis preto

Com um lápis preto macio, contorne toda a linha de cílios, superiores e inferiores, por dentro e por fora, bem rente aos cílios. Em seguida esfume o traço com um pincel (abaixo dois modelos que funcionam bem para esfumar).  Tire o acúmulo de produto que normalmente fica no cantinho do canal lacrimal com um cotonete.



Passo 8) Finalize com máscara nos cílios

Curve os cílios superiores com um curvex por alguns segundos, faz bastante diferença! Em seguida passe a máscara/rímel preto várias vezes.  Não esqueça de passar o rímel também nos cílios inferiores (é o que dá aquele olhar de boneca). Preencha as falhas da sobrancelha com um lápis de sobrancelha próximo ao seu tom ou um cor de caramelo, chamado de "universal", que serve para qualquer cor de sobrancelha.  Se tiver um rímel incolor passe nas sobrancelhas, penteando-as para cima.




Voilà!



O resto da maquiagem do rosto vai do gosto de cada uma. Maquiagem com olho escuro fica legal com baton clarinho.  O blush pode ser usado para afinar o rosto e/ou dar um ar bronzeado. Se for para afinar, passe da altura da orelha até a metade da bochecha, mais ou menos. Se for para bronzear, passe no lugar onde ficamos vermelhinhas quando tomamos sol: na parte de cima das maçãs, sobre o nariz, na linha do cabelo na testa e na pontinha do queixo.


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quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Do casamento e da separação (não necessariamente nessa ordem)

A vida é cíclica. Ela não tem começo, meio e fim como pensamos. Ela tem vários começos, vários meios e vários fims, ou seja, é um ciclo. E observando as fotos dos meus amigos em uma rede social essa idéia ficou ainda mais clara. Engraçado como as fotos costumam seguir um padrão, e de acordo com este padrão percebemos direitinho a fase da vida em que a pessoa está.

Hoje vi pela terceira vez no mês a foto de um mesmo amigo, com a namorada, em um casamento. Eles tem pouco menos de 30 anos de idade e estão na fase casadoira (ok, eu sei que este padrão está mudando.  Tenho muitos amigos casando perto dos 40 e outros que não querem casar absolutamente. Mas concentremos na maioria e não sejamos politicamente-chatos). Acompanham as fotos casadoiras as imagens de programinhas legais, em barzinhos e restaurantes legais, com enquadramentos legais e uma boa dose de sofisticação. Essa galera já curtiu e não quer mais saber de perrengue. Querem conforto e qualidade para compensar o duro que dão no trabalho. E isso faz parte da boa vibração esperada para começarem uma vida a dois. Espera-se que eles se casem, que fiquem juntos, que sejam felizes. 

Se eu descer alguns anos na idade dos amigos, e pegar os que estão entre os 18 e vinte e poucos, vou encontrar fotos coloridíssimas e enlouquecidas em meio a música, bebida, pessoas sem camisa, beijos avassalores e legendas uhullll, partiu qualquer-coisa, boraaaaaaaa, lindooooooo e qualquer interjeição com muitas vogaaaaaaaaais. É a idade do exagero, da alegria extrema, da tristeza infinita, do descompromentimento, da liberdade e de uma certa nostalgia nossa...

Se eu subir um pouquinho os anos, ou melhor pular, passando os casadoiros, eu vou cair no mundo encantado da decoração & do bebê. Nessa ordem. São os recém-casados. Primeiro veremos as fotos da casa. Aquele apartamento pequeno, às vezes velho, às vezes novo, mas sempre com uma decoração bacana, com cheiro de novo e onde até os descansos de copo tem uma estória divertida a ser contada. É o astral da vida nova começando. 

Pouco depois vem as fotos do bebê! É o momento em que você entra na página da pessoa e vê 346 álbuns da criança, que tem 3 meses. Você curte e sente saudade do seu amigo, que agora pertence àquela coisa gordinha, redonda e bochechuda que também passou a ser seu amigo (não é a foto dele que esta no perfil?)

Andemos no tempo novamente. Pulem 7 anos. Sim, a crise dos 7... pois é. Felizmente muitos casais sobrevivem, mas outros tantos não e se separam. Acho que também estão neste grupo os que ainda não casaram, mas querem se casar. Então entramos no mundo do Foco, força e fé. Olhares distantes, luzes difusas. Letras de músicas, muitas músicas. O melhor ainda está por vir. Porque no fim tudo dá certo, se não der é porque ainda não chegou o fim. Afinal você deve fazer como a água e contornar os obstáculos. Ou qualquer coisa na linha do tem que saber esperar, porque o que é seu tá guardado (mesmo que demore pra cacete). E eu poderia escrever três páginas com essas mensagens, mas acho que já deu para pescar.

O que vem depois? Não é difícil imaginar. Como eu disse, é um ciclo. Tem os que optam por não encontrar mais ninguém (porque estão muito bem consigo mesmo) e vão se dedicar a alguma atividade específica, ou a várias: fotografia, leitura, corrida, viagens... e as fotos e mensagens possivelmente serão sobre isso. Aqueles que optam por voltar a se relacionar com outra pessoa, bom, esses vão encontrar alguém na fase acima em que se enquadrar melhor. Vão postar as fotos na noitada, depois dos beijos apaixonados, depois nos restaurantes legais, depois daquela viagem de celebração do amor, e dos bebezinhos em alguns casos. Não necessariamente nesta ordem. E o ciclo da vida se reiniciará.



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quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Vale a pena ouvir de novo

No dia da postagem sobre música meu ímpeto inicial foi falar de uma das melhores bandas de todos os tempos, os Rolling Stones.  Mas fazendo pesquisa encontrei este ótimo post (e perdi a modéstia) sobre um dos mais ricos gêneros musicais na minha humilde opinião, o R&B (Rhythm and Blues). Black Music para ser mais exata. Vale a pena ler - e principalmente ouvir - de novo!





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terça-feira, 24 de setembro de 2013

A campeã de citações nas redes sociais





Escolher as Pílulas Literárias do blog não tem sido fácil.  Não só pela indecisão crônica que habita em mim, mas pela infinidade de grandes autores neste mundo. À parte isso, para ser coerente com a idéia da "pílula" (pequena dose) devo ser concisa, tarefa difícil quando se fala do que gosta. Mas tentemos.

Hoje escolhi Clarice Lispector (1920-1977), a campeã de citações exageradas nas redes sociais. Quando comecei a ler frases suas fora de contexto, ou de autoria duvidosa, pensei que sua literatura estivesse finalmente caindo no gosto do grande público, no banal, no lugar comum, justamente o lugar comum sob o qual ela mostrava seus mais abstratos pensamentos.

Tenho uma vaga lembrança de Clarice na escola, porque sua literatura definitivamente não é coisa para criança ou adolescente (tal e qual os olhos oblíquos de Capitu. E é por isso que tantos jovens deixam a escola odiando literatura, inadequação). Conheci sua obra na faculdade, através de um pequeno conto chamado "Amor", de Laços de Família.  No conto, uma dona de casa com marido, filhos e uma vida perfeita pega um bonde e no trajeto ela vê um cego mascando chiclete.  Um cego mascando chiclete.  Uma cena banal que a perturba e desencadeia um monstro dentro dela, que a faz questionar o quanto sua vida não era tão moralmente perfeita e sadia assim. A culpa, explícita ou implicitamente, é um elemento sempre presente na escrita da autora.

Clarice é para poucos.  Não é e nunca será popular.  Mas é aquela autora que te sacode com três linhas.  Essencial.  E "Amor" é um texto curto que mostra com primor a essência da literatura Clariciana.

"Inclinada, olhava o cego profundamente, como se olha o que não nos vê. Ele mascava goma na escuridão. Sem sofrimento, com os olhos abertos. O movimento da mastigação fazia-o parecer sorrir e de repente deixar de sorrir, sorrir e deixar de sorrir — como se ele a tivesse insultado, Ana olhava-o. E quem a visse teria a impressão de uma mulher com ódio. Mas continuava a olhá-lo, cada vez mais inclinada — o bonde deu uma arrancada súbita jogando-a desprevenida para trás, o pesado saco de tricô despencou-se do colo, ruiu no chão — Ana deu um grito, o condutor deu ordem de parada antes de saber do que se tratava — o bonde estacou, os passageiros olharam assustados.

Incapaz de se mover para apanhar suas compras, Ana se aprumava pálida. Uma expressão de rosto, há muito não usada, ressurgia-lhe com dificuldade, ainda incerta, incompreensível. O moleque dos jornais ria entregando-lhe o volume. Mas os ovos se haviam quebrado no embrulho de jornal. Gemas amarelas e viscosas pingavam entre os fios da rede. O cego interrompera a mastigação e avançava as mãos inseguras, tentando inutilmente pegar o que acontecia. O embrulho dos ovos foi jogado fora da rede e, entre os sorrisos dos passageiros e o sinal do condutor, o bonde deu a nova arrancada de partida.

Poucos instantes depois já não a olhavam mais. O bonde se sacudia nos trilhos e o cego mascando goma ficara atrás para sempre. Mas o mal estava feito."


O conto completo está aqui: http://www.releituras.com/clispector_amor.asp


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segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Um ótimo filme para as crianças (só que não)







O highlight nem tão high assim do fim de semana infantil foi a nova animação da Disney, o filme "Aviões".  

Bonitinho, 3D, ótima dublagem (Ivete Sangalo na voz do avião baiano 'Carolina' está ótima!) e as tradicionais piadinhas que fazem o filme divertido também para os adultos.  Com a estória de um aviãozinho pulverizador que sonha em competir com aviões de corrida mas tem medo de altura, logo vemos que estamos no mesmo universo de "Carros"(*), mas com metade da ação e arranjo musical do precursor.  Boa parte do começo do filme é uma conversa quase técnica entre os aviões e... "Eles não vão voar?", "Do que eles estão falando?", "Podemos comprar mais pipoca?" para as crianças.

A qualidade Disney continua valendo o ingresso do filme, que acaba sendo muito mais divertido para crianças maiores de 7 anos. 

(*) Pra quem não lembra, ou não viu, ao conferir o soundtrack de "Carros" vai entender a referência:

http://www.youtube.com/watch?v=X3HlFewKByw (Real Gone, Sheryl Crow)
http://www.youtube.com/watch?v=A82who93D4Q (Route 66, John Mayer)




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