domingo, 24 de março de 2024

Ideologias em 2024


 “As ideologias têm fronteiras que separam, mas também comunicam e influenciam. Essas fronteiras estão soterradas pela ausência de diálogo – apenas nas redes sociais, pois os políticos dos quais os internautas são fãs estão lá fazendo acordos e conversando”

Poderia ter gostado deste livro apenas por ser um passeio didático, claro e pragmático pelas três principais ideologias que sustentam nossas discussões atuais (o Liberalismo, o Conservadorismo e o Socialismo), mas as reflexões autorais entre uma coisa e outra são ainda melhores. 

Para alguém como eu, que sempre pregou pelo cinza entre o preto e o branco, foi uma grata surpresa a analogia perfeita das ideologias às cores.  Temos uma diversidade  enorme de cores que conforme a variação do tom vão se aproximando de outras cores, que combinadas formam novas cores. Combinando nuances teríamos uma paleta de cores cada vez maior e diversa, só que não vivemos em tempos de nuances. Ou é preto ou é branco. “O que mais tem por aí é simplificação ou rotulação. Não importa o que a pessoa diz que pensa e sim a distorção do interlocutor, como ele ouve o que ela diz. Parte disso é jogo sujo, mas parte é recusa a tudo que é complexo, porque compreender cansa”.

Ideologias - Gabriela Prioli - Grupo Companhia das Letras

Mais no instagram: @metropoledostrinta

xxx


Nenhum comentário: