sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Tradição de Natal



Parece que foi ontem que na grande e velha casa da Av. Rui Barbosa, em Friburgo, meu irmão e eu ficávamos à espreita de Papai Noel no corredor.  Dia desses passei pela mesma avenida e fiquei triste ao ver apenas o terreno da construção.  A casa foi ao chão para dar lugar à expansão do Ministério Público do Rio de Janeiro na comarca da cidade. 

Parei alguns instantes em frente a casa, fechei os olhos e vi.

Sobre uma das mesas da sala estava a árvore branca de Natal, decorada com bolas vermelhas - das de vidro, que quebravam.  Muitos presentes ao redor.  Naquela época a vida era mais farta, pelo menos aos meus olhos de criança.

Com o dia regado à torta de maçã, castanhas, amêndoas, nozes e todo tipo de fruta, a ceia com a dupla infalível de perú e tender - crajejado de cravos, bezuntado de Karo, nadando nas frutas em calda - nem precisava ser tão abundante.  

Os homens da família reclamando do show do Roberto Carlos, e as mulheres o defendendo... ele é o Rei, bichoE comiam e bebiam, muito e bem. Vinha a troca de presentes, os abraços, o amigo - ora oculto, ora secreto, como em toda família de cariocas com paulistas.   E finalmente chegava a hora de por os sapatinhos no corredor, para em cada um deles, no dia seguinte, encontrar os presentes deixados pelo misterioso velhinho. 

E nadar no mar de papel de embrulho, rir do passa ou repassa dos presentes-bomba, do medo da balança, da ressaca. Vinha o riso das lembranças, a confraternização.  Exatamente o que se espera do Natal. Todo ano, tudo igual. Como uma tradição deve ser.  


XXX


Nenhum comentário: