quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A diferença entre Conto, Crônica e ganhar 1 milhão de dólares



Você sabe a diferença entre Conto e Crônica? 

O Conto é uma narrativa em prosa breve, uma pequena estória com começo, meio e fim. Costuma ter um único elemento predominando na estória toda: um cenário, um tempo, um sentimento. Possui poucos e bem detalhados personagens, que atuam em situações breves e bem demarcadas. Os diálogos são curtos e objetivos, com pouca narração. É mais complexo do que a crônica, mas não tem nenhum tipo de limitação de linguagem, o que é exigido ao escrever para jornais, por exemplo. A abertura é curta e esclarecedora, o fluxo das informações dadas é contínuo e normalmente tem apelo dramático. Na introdução já é apresentado o conflito principal da estória, quase o clímax, o que em outros gêneros narrativos vem no final, que é sempre imprevisto e surpreendente. 

A Crônica é uma criação brasileira! Sim, é um gênero de caráter exclusivamente nacional: “No momento em que a imprensa brasileira se afirmou, os folhetins da França nela se aclimataram, floreceram e encontraram uma feição de tal maneira própria, que fez muitos críticos contemporâneos afirmarem que a crônica é um fenômeno literário brasileiro” – Bender e Laurito, 1999. A crônica é uma estória curta com fundo de humor e ironia sobre fatos triviais, insignificantes. É produzida para a imprensa e por isso é regida por suas regras e limitações, utilizando um espaço sempre igual, que facilita a identificação entre escritor e leitor. (Helloooo!!! : )

Onde está o 1 milhão de dólares?  No bolso da mestre contemporânea dos contos Alice Munro, canadense de 82 anos que acabou de ganhar o Nobel de literatura deste ano! “Uma documentarista profunda, mas compreensiva, do espírito humano”. Com 4 obras já editadas no Brasil, vale o nome na lista de próximas leituras!


Alice Munro


XXX



Nenhum comentário: