terça-feira, 1 de outubro de 2013

Não precisa muito para gostar de Veríssimo

Não precisa muito para gostar de Veríssimo. De nenhum deles. O Érico porque foi um dos escritores mais populares do século XX, autor de “O Tempo e o Vento”, “Incidente em Antares” e de Luis Fernando Veríssimo (particularmente sua obra que mais gostei).  Além do inconteste talento literário, ter colocado um escritor como Luis Fernando Veríssimo na literatura brasileira já merece a nossa simpatia. 

Luis Fernando Veríssimo para quem não conhece é o autor das crônicas que inspiraram “A Comédia da Vida Privada”, série de tv de sucesso e best seller por meses nas livrarias - dentre tantas outras obras igualmente ou mais relevantes.  Cito estas crônicas porque são as que mais se aproximam da literatura de prosa simples, que normalmente agrada até o mais impaciente leitor. Luis Fernando escreve fácil, sem rococó.  E escreve com humor e sobre o cotidiano (normalmente da classe média brasileira), uma combinação infalível.  Tem a densidade certa que a leveza do dia a dia pede.  E boas observações.  

Sua última observação que me chamou atenção foi no artigo “Compensações”, escrito para o jornal O Globo, em 01/08/2013 (http://oglobo.globo.com/opiniao/compensacoes-9306794).  Mais precisamente um parênteses sobre Homero, o épico poeta grego, ao comentar o quadro “Guernica”, de Picasso:

"Quando Homero disse (se é que disse mesmo, nada que se sabe de Homero é cem por cento certo, nem a sua existência)..." 

É realmente curioso que um dos maiores poetas gregos da Antiguidade, e suas obras, sejam de fato suposições. E para quem leu todo o artigo, atribuir a coautoria do quadro 'Guernica', de Picasso (que mostra a devastação da cidade pelos alemães na Guerra Civil espanhola), aos Alemães é de uma genialidade impar. Adoro os parênteses do Veríssimo. Adoro Veríssimo.

 'Guernica'


XXX



Nenhum comentário: